sexta-feira, 29 de abril de 2011

Camille Claudel

Ano: 1988

Diretor: Bruno Nuytten

Elenco: Isabelle Adjani, Gérard Depardieu, Laurent Grevill

Sinopse: Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com a sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante dedo mestre (que já é casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1913 num manicômio

Formato: AVI Tamanho: 1,4 Gb

Downloadeie parte 1, parte 2

Liturgia

Acordara cedo e, ainda enfrentando mal a agressão da luz na retina, olhou diretamente ao espelho e se viu como todo dia tem se visto: sonolento. Sobre a pia do banheiro, produtos de higiene pessoal, marcas registradas, materializações das propagandas que o acompanhavam onde quer que ele fosse. Todos os seus sentidos recebiam a interpelação marqueteira: a televisão no horário da refeição, a internet durante o trabalho, o carro de som e os outdoors no caminho para casa. Não sabe por que, mas hoje, ao olhar para o tubo de creme dental, não achou aquilo natural. Lembrou-se do filme a que assistira certa vez em uma aula de sociologia: um operário que, num processo de adoecimento/esclarecimento, passou a contabilizar o valor das coisas que tinha em casa por unidades de tempo de trabalho. Quanto tempo do seu trabalho custaria o creme dental? O que significa os R$ 3,78 ainda visíveis na etiqueta colada no tubo de plástico (lembrou que, quando criança, os tubos eram de alumínio)? Time is money, já dizia Benjamin Franklin e Walras tremia em ouvir.

Acordara sozinho. Sua mulher viajara havia uma semana e ligara apenas duas vezes. Do creme dental até chegar em sua cadeira na frente de terminal do call center onde trabalhava ele demora normalmente 1h e 15 min. Neste tempo, ele faz apenas consumir: a pasta de dente, a escova de dente, o sabonete, o desodorante, a água, o café, a bolacha de água e sal, a energia elétrica, a bateria do mp4 que ele pluga no ouvido para isolar-se do barulho urbano enquanto pedala até a empresa.

Neste dia, não concordou com o apresentador do jornal da manhã, apertou a mão do porteiro da empresa, cumprimentou seus colegas, bateu o ponto, pegou o copo de café, sentou, ligou o computador e prestou atenção em todo este automatismo. Como naqueles momentos em que enrubescemos diante de uma situação embaraçosa, era como se a vida dele se tornasse objeto de sua consciência. Enrubesceu, teve vergonha de si mesmo e, de repente, prometeu a si mesmo atingir a meta do dia determinada pela empresa. Seria hoje a quintessência do empregado padrão. Seu objetivo: ganhar o olhar do patrão que, normalmente, não se dá conta da sua existência. Com seu nome aparecendo no n° 1 do painel de produtividade do dia, era possível que seu patrão procurasse saber quem era o colaborador do dia. Seria convidado para um cappuccino? Ganharia uma piscadela, um sorriso, um gesto de “jóia!” e um afetuoso tapinha nas costas? Precisava de um pouco de atenção. Tinha saudades da mulher.

Foi por pouco! Vendeu 41 serviços, superou a média e a expectativa, mas perdeu por 4 para a garota do cubículo 45. A gratidão do patrão seria para ela hoje e ele pensava em alguma forma de compensar sua necessidade de afeto. Lembrou-se dos amigos do futebol, que não via há muito tempo, mas sua esposa não gostava que ele jogasse futebol enquanto ela viajava: ciúmes. Pensou na sua irmã, mas ela dava aula até tarde e acordava muito cedo para levar o filho para a creche. Mandou uma mensagem de celular para seu melhor amigo da infância, que morava em outra cidade e este respondeu dizendo que lhe mandara um email com as fotos de uma gostosa de Florianópolis. Pelo jeito, o afago esperado teria que ser novamente auto-concedido. Os velhos amigos realmente nos conhecem e são capazes de captar nossas necessidades mesmo à distância. Era o que ele podia fazer naquele momento.

Parou em frente a um bar, acorrentou a bicicleta ao tronco de uma pequena árvore, sentou a uma mesa, retirou os fones de ouvido e pediu um chopp. “É hora da happy hour”, dizia o banner. Ele queria sentir-se feliz. Enquanto esperava, dividia sua atenção entre a televisão que transmitia futebol e aquela que mostrava um show de dupla sertaneja. As pessoas começavam a chegar em grupos e ocupavam rapidamente as mesas vazias. Sozinho, ele percebeu que a alegria é coletiva e aumenta com a concentração etílica no sangue.

Inevitável foi ter sua atenção tragada para o meio das conversas alheias. Tinha duas alternativas: uma moral, outra cômoda. A primeira dizia para ele voltar a colocar os fones de ouvido e abstrair-se dos assuntos dos outros, com o benefício de lhe afagar a ética, a vantagem de preveni-lo de inconvenientes, mas com o prejuízo de aumentar o risco de um problema de ouvidos (o volume das conversas combinadas deveria ser superado pelo volume do fone) e de os outros pensarem ele como um freak deslocado. A segunda, por outro lado, alimentava sua curiosidade, saciava sua vontade julgar os outros pelas suas opiniões e dava a sensação ilusória de estar integrado de alguma forma àquela pequena multidão. Tinha ainda uma terceira, mas ele havia se comprometido consigo mesmo que, hoje, tomaria, pelo menos 3 copos de chopp: era para o que dava o que tinha no bolso, sem contar os 10%. Ficaria, portanto, até o fim.

Chegou o primeiro copo e os fones ficaram na bolsa. A conversa o envolvia, sua atenção se dirigia ora para a mesa dos engravatados, ora para a mesa das secretárias de clínicas de saúde, ora para os trabalhadores do comércio. Lembrou-se mais uma vez daqueles filmes que mostravam pessoas que se perturbavam em meio à multidão, pois percebiam os ruídos, o barulho, a confusão das vozes como se fossem um intromissão do coletivo ao seu supostamente quieto e calmo mundo particular. Não sentiu isso e pensou que algo naquela narrativa estaria errada. Talvez o pressuposto.

Não se sentia afrontado pelos outros e suas conversas banais. Sentia-se, isso sim, mal integrado. Queria participar, queria contribuir, queria ser necessário a eles, queria, talvez, justamente o contrário do filme, isto é, queria mesmo era ser reconhecido pela multidão. Queria dizer para o de gravata listrada que o seu discurso aparentemente tão original reproduzia ipisis literis a fala do apresentador do jornal da manhã a que ele havia assistido. Queria falar para as secretárias que compartilhava com elas da opinião de que os médicos estão tratando seus pacientes como caixa-eletrônicos. Queria perguntar aos trabalhadores do comércio como exatamente funcionavam os esquemas das semanais “promoções-cai-preços-de-tudo” das grandes redes comerciais. Não procurava identidade, não procurava alteridade, não procurava autoridade, procurava a vida social. A vida individual, a vida familiar, a vida de vizinhança já não lhe bastava. Queria se aproximar de desconhecidos para conhecê-los sem que isso fosse interpretado como uma cantada, como inconveniência, petulância, estranheza, enfim.

Limitou-se, entretanto, a tomar vagarosamente os outros dois copos. Evitou o garçom para não ter que encarar seu olhar de desprezo por não pagar os 10%: pagou diretamente no caixa. O julgamento do dono do bar lhe era indiferente. Desacorrentou a bicicleta, recolocou os fones e pedalou diretamente para casa.

Sua mulher estava em casa. Recebeu-o com um jantar e uma surpresa: estava grávida. Seu coração bateu mais forte e a emoção extravasou em um sorriso, uma lágrima e um forte abraço seguido de um longo beijo. Jantaram juntos, ela contou tudo o que acontecera na viagem, gozaram duas vezes, dormiram juntos depois de mais de uma semana.

Acordou no outro dia antes dela. Preparou-lhe um café da manhã, mas, como ela teria hoje um dia de folga, levantaria mais tarde. De frente ao espelho do banheiro, os produtos de ontem ainda o interpelavam. Não deu bola, asseou-se e saiu. Despediu-se da mulher com um beijo e um carinho atrás da orelha. Não viria almoçar.

No caminho até o trabalho sentiu-se melhor do que no dia anterior. Lembrou-se alegremente que nem precisou recorrer ao email do velho amigo. Reconhecia-se alegre e confortado, mas estava certo de que algo lhe faltava. Só não sabia o que era. Agiu conforme a liturgia diária ao chegar ao trabalho. Sentou-se em seu cubículo e percebeu que a menina do 45 já estava vestindo a camisa da empresa. Pensou na mulher e no futuro filho. Faltava alguma coisa.

Não fora o empregado do dia hoje também. Quem venceu foi o menino do 11: uma diferença de 1 para o menino do 13. Teve salgadinhos, pois era comemoração do aniversário do 22. Não ficou, foi embora rapidamente. Mesmo caminho, não entrou no bar, chegou em casa. Abraçou a esposa, acariciou-lhe a barriga. Olhou para porta. Faltava alguma coisa.

Pelebrói Não Sei - Links corrigidos

Informo àqueles que compartilham comigo de um anti-aristocrático gosto musical e que, ora ou outra, aprecia um bom punk rock que eu consertei os links dos discos do Pelebrói Não Sei. Acredito que isso pode ajudar, pois não é tão fácil encontrar bons links destes discos na internet.

Como dizia von Diedrich, aproveitem, pois "a vida é curta", mas não acreditem nisso.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diedrich e Os Marlenes - Ao Vivo na Grande Garagem que Grava







Downloadeie

Pelebrói Não Sei

Ao Vivo na Garagem que Grava








Downloadeie

Curumin - Japan, Pop, Show







Downloadeie

Céu

Vagarosa





Downloadeie






Ao Vivo no Bem Brasil




Downloadeie

Cake - Showroom of Compassion (2011)






Downloadeie

Bluebell

Slow Motion Ballet (2006)





Downloadeie








Eu Sou do Tempo em que a Gente se Telefonava (2010)







Downloadeie

Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive)

Ano: 2001
Diretor: David Lynch
Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Ann Miller, Justin Theroux
Sinopse: Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Formato:
AVI Tamanho: 680 Mb

Downloadeie

De Corpo Inteiro

Filme que reproduz entrevistas realizadas por Clarice Lispector em sua fase jornalística entre os anos 60 e 70. Não são exatamente imagens de Clarice entrevistando, mas conta com a participação de atores representando Clarice e seus entrevistados. Trata-se, desta forma, de um documentário ficcional, se é que existe algo assim.

É bastante interessante!

Ano: 2010
Diretora: Nicole Algranti
Elenco: Aracy Balabanian, Letícia Spiller, Silvia Buarque, Beth Goulart, Louise Cardoso, Dora Pellegrino, entre outros.
Formato: AVI
Tamanho: 616 Mb

Downloadeie


terça-feira, 26 de abril de 2011

Robert Johnson - Delta Blues Legend

Eu tenho aqui 22 das 24 gravações feitas pelo lendário Robert Johnson: o seminal bluesman do Delta do Mississipi (na verdade, eu não sei exatamente quantas são as músicas gravadas por ele). Há quem dia que ele fez pacto com o capeta, lenda que foi recriada no filme Crossroads em que o "Daniel San" - em busca da última música gravada por Johnson - faz um guitarrista que, ao final, vence uma batalha de guitarras com o Steve Vai.

Vale a pena ouvir o criador do célebre twelve-bar-blues.

Downloadeie

Pierre Bourdieu - A Sociologia é um Esporte de Combate

Pierre Carles acompanhou por 3 anos (1998-2001) as intervenções públicas de Pierre Bourdieu naquela que seria a mais conhecida fase da vida do sociólogo francês. Conhecido pela sua formação da Escola Normal Superior, Bourdieu termina sua vida como um "ativista" contra a ordem neoliberal em defesa da reconstrução de um espaço público que não fosse regido pela lógica da mercantilização.
Este filme é um registro desta fase de Bourdieu.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Pierre Charles
Áudio: Francês
Legendas: Português
Duração: 100 min.
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 1,43 Gb
Downloadeie parte 1, parte 2, parte 3

Palestras Sobre a Obra de Marx e Correlações Possíveis

Encontrei no youtube o canal "conhecer transformar", que conta, em sua lista de vídeos, com uma série de palestras abordando o percurso teórico de Marx em suas obras mais significativas. Eu fiz o download dos vídeos e os converti em MP3 e coloco aqui para download. É muito interessante!

Vale a pena ouvir.

Diferença Entre as Filosofias da Natureza em Demócrito e Epicuro
Prof. Eugênio Rezende
Downloadeie

A Questão Judaica
Prof. Gonçalo Armijo Palácios
Downloadeie

A Ideologia Alemã
Prof. Romualdo Pessoa
Downloadeie

O Manifesto Comunista
Prof. Romualdo Pessoa
Downloadeie

As Lutas de Classes na França
Prof. Marcos Ataídes
Downloadeie

O 18 Brumário de Luís Bonaparte
Prof. David Maciel
Downloadeie

O Capital - Capítulo 1: A Mercadoria
Prof. David Maciel
Downloadeie

Aproveito o ensejo para colocar aqui também algumas palestras que estão em relação mais ou menos próximas ao marxismo.

Concepções de Estado - Marx e Rousseau
Prof. Silvio Costa e Athos Magno
Downloadeie

Teatro Épico e Teatro Pós-Dramático na Sociedade do Espetáculo
Iná Camargo Costa e Paulo Arantes
Downloadeie

O Capital de Marx
Jorge Grespan
Downloadeie

Aniversário do Jornal Inverta
José Paulo Netto
Downloadeie

Programa "Na Íntegra": Marx
Antônio Mazzeo
Downloadeie

Cinismo e Falência da Crítica
Vladimir Safatle
Downloadeie

O Tempo e o Cão - Depressão, Temporalidade e Sintoma Social
Maria Rita Kehl
Downloadeie

Ato em Defesa do Marxismo (1991)
Florestan Fernandes
Downloadeie

Curso: O Pensamento de Marx (Prof. Ivo Tonet da UFAL)

Do dia 12/08/08 a 13/10/2008, o prof. Ivo Tonet ministrou um curso sobre o pensamento de Marx. Eu encontrei os áudios destas aulas em algum lugar que não me lembro e, agora, coloco aqui no blog para que outros possam baixar. São 9 aulas que ajudam a compreender o pensamento de Marx e evocam algumas teses polêmicas a respeito da obra do velho teórico comunista. Quem tiver interesse, não se faça de rogado e downloadeie já.

Aula 1 - Downloadeie
Aula 2 - Downloadeie
Aula 3 - Downloadeie
Aula 4 - Downloadeie
Aula 5 - Downloadeie
Aula 6 - Downloadeie
Aula 7 - Downloadeie
Aula 8 - Downloadeie (incompleto)
Aula 9 - Downloadeie
Arquivo avulso - Downloadeie

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cidadão Boilesen

Título: Cidadão Boilesen
Ano: 2009
Diretor: Chaim Litewski
Produção:Brasil
Formato: AVI

Downloadeie parte 1, parte 2

Sinopse:
Documentário sobre Henning Boilesen, presidente da Ultragás que ajudou financeiramente o regime militar no Brasil.

Os horrores cometidos pelos militares durante a ditadura já foi muito explorado pelo cinema brasileiro nesses 25 anos de redemocratização. De forma mais dramática (Zuzu Angel) e até mais inocente (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias) o tema não chega a ser novidade nas telas.

O documentário Cidadão Boilesen consegue escapar da mesmice por abordar uma vertente esquecida da questão. O regime totalitário seria impraticável e insustentável sem a ajuda da elite, que atualmente não apoia militares. Um desses financiadores da ditadura foi a dinamarquês naturalizado brasileiro Henning Boilesen.

Um dos maiores méritos do filme é de tratar de um assunto tão sério sem ser entediante e ainda com atrativos sonoros e visuais. Infelizmente sabe-se que essa postura ainda é minoritária, com a infeliz ideia que seriedade não pode ser enfeitada. (Fica o recado para a visualmente hedionda coleção de livros Debates)

A pesquisa para o longa foi muito bem realizada, com matérias de jornais, cenas de filmes ficcionais sobre o assunto e até o contato com documentos confidenciais. As fotos de arquivo ganham animação, mas acabam ficando um tanto repetitivas mais para o final. No lado auditivo, a trilha musical animada não deixa a peteca cair.

Outra característica importante de Cidadão Bolesen é dar voz aos vários lados da questão, com pontos de vista muitas vezes conflitantes entre os depoimentos. O filho de Henning, revolucionários esquerdistas da época, políticos atuais e até militares reformados contam suas histórias.

Esse documentário é uma obra ímpar, que não deixa que a memória de nossa História seja deteriorada.

Fonte: CinePop

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Chico César - De Uns Tempos Pra Cá (DVD)








Downloadeie
Formato AVI

I Seminário Sobre Método e Metodologia em Pesquisa na Abordagem da Psicologia Histórico Cultural

Nos dias 10 e 11 de Novembro de 2010, o Departamento de Psicologia e o Departamento de Teoria e Prática de Educação da Universidade Estadual de Maringá promoveram um seminário que tinha por objetivo discutir as aproximações possíveis entre as pesquisas nas áreas de Educação e Psicologia tendo como fio unificador o materialismo histórico-dialético. A discussão em pauta era como marxismo - na forma de uma ciência unitária - poderia congregar sob a mesma perspectiva teórico-metodológica geral vários enfoques particulares da pesquisa científica nas diversas especificidades do saber. O desafio proposto era este. As discussões foram muito interessantes. Os esclarecimentos teóricos também.

Para quem quiser ouvir as palestras e os debates, eu disponibilizo abaixo os áudios das mesas de discussões.

Método e Metodologia: Materialismo Histórico-Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural
Dra. Lizia Helena Nagel (Departamento de Fundamentos da Educação/UEM)
Dra. Sonia Mari Shima Barroco (Departamento de Psicologia/UEM
Downloadeie

Materialismo Histórico-Dialético: Contribuições às Pesquisas
Dra. Juliana Pasqualini (UNESP/Bauru)
Doutoranda Graziela Luckesi (UFPr)
Doutoranda Lucinéia Lazaretti (UFCAR)
Downloadeie

O Materialismo Histórico-Dialético e sua Possibilidade na Prática Educativa
Dr. João Luiz Gasparin (Departamento de Teoria e Prática da Educação/UEM)
Ms. Oriomar Skalinski Junior (Departamento de Teoria e Prática da Educação/UEM)
Downloadeie

A Teoria do Homem Social de Marx nos Escritos de Vigotski e de seus Seguidores
Dra. Augusta Padilha (Departamento de Teoria e Prática da Educação)
Dra. Marta Silene Ferreira Barros (Departamento de Educação / UEL)
Downloadeie

Questões de Método em Vigotski - Busca da Verdade e Meios de Cognição
Ms. Achilles Delari Jr
Downloadeie

Apresentação de trabalhos – Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural
Paulo Sérgio Pereira Ricci
Elis Bertozzi Aita
Guilherme Gazola Ferrari
Fernanda Santos de Castro
Downloadeie

As Aparências Enganam: Divergências entre o Materialismo Histórico-Dialético e as Abordagens Qualitativas de Pesquisa
Dra. Lígia Márcia Martins (UNESP/Bauru)
Downloadeie

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ramones - Adios Amigos (Ao Vivo na Argentina)

Gravação do show da turnê "Adios Amigos" dos Ramones, na Argentina, em 1996.

Jóia Rara.





Downloadeie

terça-feira, 19 de abril de 2011

Baia no Circo (Vídeo do DVD)

Segue o prometido arquivo para o vídeo do DVD!

Ano de Lançamento: 2010
Formato: AVI

Lista de Músicas:
Eus

Fulano, beltrano e sicrano

Lembrei

Habeas corpus

Tá tudo mudando – part. esp. Zé Ramalho

A trilha sonora da vida

Rachando a cabaça

Lado oposto

Em nome da fome

Baia e a doida

Tu

Quando eu morrer

Bicho homem

Os dias de hoje

Bebopsoul

Doce doçura

Trem

O comedor de calango e o gerente da multinacional

Na fé (santa fé)

Overdose de lucidez

103 chapéus de couro


Downloadeie: parte 1, parte 2. parte 3, parte 4, faixa bônus, making of

V EBEM - Encontro Brasileiro de Educadores Marxistas (áudio das conferências)








Do dia 11 ao dia 14 de Abril de 2011, a Universidade Federal de Santa Catarina - campus de Florianópolis foi sede do V Encontro Brasileiro de Educadores Marxistas (EBEM), que teve como tema "Marxismo, Educação e Emancipação Humana". O evento foi transmitido ao vivo e os arquivos de vídeo estão disponíveis no site do evento: http://www.5ebem.ufsc.br/programacao.php

Eu baixei os vídeos, extraí os áudios em MP3 e os disponibilizo abaixo.

Façam bom uso e ampliem o debate, que, diga-se de passagem, esquentou na última mesa.

Dia 11/04/2011
Conferência de Abertura:
Conferencista: John Bellamy Foster - University of Oregon/EUA
Comentador: Mario Duayer - Universidade Federal Fluminense/Brasil
Downloadeie

Dia 12/04/2011
Mesa: Estado e Educação na Perspectiva da Classe Trabalhadora
Beatriz Rajland - Universidad de Buenos Aires/Argentina
Roberto Leher - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fernando Ponte de Souza – Universidade Federal de Santa Catarina
Downloadeie

Mesa: Lutas Sociais na Conjuntura Social
Luis Carlos Scapi - Intersindical
Chico Miraglia - Andes/SN e CSP/Conlutas
Edson Carneiro - Intersindical
Rossano Rafaelle Sczip - Movimento Avançando Sindical
Vilson Santin - MST
Downloadeie

Dia 13/04/2011
Mesa: Educação, Consciência de Classe e Estratégia Revolucionária

Celi Taffarel - Universidade Federal da Bahia
Mauro Luis Iasi - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Edmundo Fernandes Dias – Universidade Estadual de Campinas
Downloadeie

Dia 14/04/2011
Mesa: Educação, Formação Humana e Ontologia
Ivo Tonet -Universidade Federal de Alagoas
Dermeval Saviani - Universidade Estadual de Campina
Alejandro Hugo Gonzalez -Universidad de Buenos Aires /Argentina
Downloadeie

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estou lendo "A Riqueza das Nações" de Adam Smith

Palavras de um liberal:

"Já que o transporte fluvial ou marítimo abre um mercado mais vasto para qualquer tipo de trabalho do que unicamente o transporte terrestre, é na costa marítima e ao longo dos rios navegáveis que, naturalmente, todo tipo de trabalho ou ocupação começa a subdividir-se e aprimorar-se, e somente depois de muito tempo esses aperfeiçoamentos se estendem ao interior de um país. Uma carroça de rodas largas, servida por dois homens e puxada por oito cavalos, leva aproximadamente seis semanas para transportar de Londres a Edimburgo — ida e volta — mais ou menos 4 toneladas de mercadoria. Mais ou menos no mesmo tempo um barco ou navio tripulado por seis ou oito homens, e navegando entre os portos de Londres e Leith, muitas vezes transporta — ida e volta — 200 toneladas de mercadoria. Portanto, seis ou oito homens, por transporte aquático, podem levar e trazer, no mesmo tempo, a mesma quantidade de mercadoria entre Londres e Edimburgo que cinqüenta carroças de rodas largas, servidas por 100 homens e puxadas por 400 cavalos. Para 200 toneladas de mercadorias, portanto, transportadas por terra de Londres para Edimburgo, é necessário pagar a manutenção de 100 homens durante três semanas, e o desgaste e a mobilização de 400 cavalos, mais o de 50 carroças de rodas largas. Ao contrário, essa mesma quantidade de mercadorias, se transportada por hidrovia, será onerada apenas pela manutenção de 6 ou 8 homens, e pelo desgaste e movimentação de um navio ou barco com carga de 200 toneladas, além do valor do risco maior, ou seja, a diferença de seguro entre esses dois sistemas de transporte. Se, portanto, entre essas duas localidades não houvesse outra possibilidade de comunicação senão por terra, e já que não se poderia transportar entre as duas cidades nenhuma outra mercadoria a não ser aquela cujo preço fosse bem elevado em proporção com seu peso, só poderia haver uma pequena parte daquele comércio que atualmente existe entre as duas cidades; e por conseguinte elas só poderiam dar uma pequena parte do estímulo que atualmente dão uma à outra. Entre as regiões distantes da terra seria pequena ou até nula a possibilidade de comércio. Que mercadorias poderiam, por exemplo, comportar o preço do transporte terrestre entre Londres e Calcutá? Ou, se houvesse alguma mercadoria tão preciosa que pudesse comportar um transporte tão dispendioso, com que segurança se efetuaria tal transporte, passando por territórios habitados por tantas nações ainda em estado de barbárie? E no entanto, existe atualmente, entre Londres e Calcutá, um comércio considerável; intercambiando seus mercados, Londres e Calcutá estimulam muito o trabalho e a produção entre si" (p. 78).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cafundó

Ano:
2006

Diretores:
Paulo Betti e Clóvis Bueno

Elenco:
Lázaro Ramos (Equilibrista na Praça da Sé / João de Camargo)
Leona Cavalli (Ajudante do equilibrista / Rosário)
Leandro Firmino da Hora (Cirino)
Beto Guiz (Capataz da Feira de Muares)
Ernani Moraes (Coronel Justino) Faus.

Sinopse: Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, O Preto Velho João de Camargo.

Formato AVI

Downloadeie parte 1
Downloadeie parte 2
Downloadeie parte 3

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Capitalismo: Uma História de Amor

Mais recente filme de Michael Moore, que relata alguns pormenores tanto da emergência da ainda vigente crise econômica iniciada em 2008, suas consequências sociais na "sólida" sociedade norte-americana e os bastidores da saída financeira operada pelas grandes instituições financeiras dos Estados Unidos. Neste ínterim, Michael Moore divulga a verdadeira indústria de seguros de vida elaborada pelas empresas nos Estados Unidos, que pagam apólices em nome de seus empregados sem o conhecimento da família e que lucram com a sua morte. A vida do trabalhador é pouco para o capital, restava a sua morte: já a tem.
Sem prejuízo da totalidade do documentário, a alternativa de Michael Moore ainda limita-se ao que ele romanticamente apresenta como antítise do capitalismo por ele criticado: a democracia dos "pais fundadores", que tem em Barack Obama o seu mais contemporâneo representante. A despeito disso, é um filme que vale a pena assistir.

Espero, em pouco tempo, disponibilizar outro filme que pode ser a ele complementar: o Inside Job.

Baixem e confiram com seus patrões se há apólices de seguros.








Downloadeie parte 1
Downloadeie parte 2

Formato AVI

terça-feira, 5 de abril de 2011

Arquitetos do Poder

Ano: 2010
Diretores: Vicente Ferraz e Alessandra Aldé

Sinopse:

O filme trata das relações entre o marketing político e as eleições presidenciais. Com documentos, comentários, entrevistas e testemunhos, o filme relata as relações entre a imprensa, as agências de propaganda e o poder político desde Getúlio Vargas até a eleição de Lula.

Um filme muito interessante.

Downloadeie (Formato AVI)

A Máquina - O amor é Combustível

Diretor: João Falcão
Elenco: Gustavo Falcão, Mariana Ximenes, Paulo Autran, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Edmilson Barros, Aramis Trindade.
Produção: Diler Trindade
Roteiro: João Falcão, baseado em livro de Adriana Falcão
Fotografia: Walter Carvalho
Trilha Sonora : DJ Dolores, Robertinho de Recife, Chico Buarque

Downloadeie (Formato AVI)





Sinopse:

A jovem Karina (Mariana Ximenes) resolve ir embora de Nordestina, uma cidadezinha perdida do sertão, para conhecer o mundo e tentar realizar o sonho de se tornar uma atriz. Antônio (Gustavo Falcão), que a ama, decide dar-lhe o mundo. Para isso, ele sai da cidade e anuncia, em um programa de televisão, que irá fazer uma viagem ao futuro, partindo da praça de Nordestina. Se Antônio fracassar, ele garante que uma máquina da morte o irá destruir, ao vivo, na frente de todos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

João Falcão é também o diretor da série "Clandestinos". Um dos diáologos deste filme - adaptado da peça "Sonhos de uma Noite de Verão" - foi reproduzido no segundo episódio da série: naquele em que a pernambucana Chandele (ou Shandele) tenta se fazer passar por Alexandra ao mesmo tempo que tenta com todas as forcas sufocar seu sotaque nordestino substituindo-o pelo carioca. O quesito "sotaque" é explorado ainda quando Chandele (ou Shandele) trabalha como garçonete em um típico restaurante português e precisa falar como uma legítima lusitana.

O diálogo do filme é mais ou menos este aqui:

"- Por que esse tal amor que personagem finge que sente, amor dessa qualidade que tem paciência até pra esperar passar entre um anúncio e outro, para somente no “voltamos a apresentar” concluir o que tinha fingido que tinha começado, esse tal amor é somente de ficção, e é muito diferente desse negócio aqui que eu sinto, esse negócio de doido que eu não encontro nome nem em todas as palavras existentes e que não tem som e nem letra escrita que explique como ele é exagerado!

- Onde foi que tu leu isso?

- Eu nem li, nem decorei, e nem sei repetir de novo, porque sentimento sentido de verdade não carece de ser documentado em papel ou romance e nem filme de cinema, pois não é da conta de ninguém a não ser da pessoa que sente além da outra responsável pelo afeto causado. A conversa aqui é somente entre tu e eu, eu e tu, Karina. Finge somente uma vez que tu é tu que é pra ver se tu descobre o que tu sente, porque esse beijo que eu vou te dar agora, esse vai ser meu de verdade."


Cordel do Fogo Encantado - MTV Apresenta (DVD)

A banda já acabou e deixou poucos registros em vídeo de suas apresentações. Fica aqui para quem gosta do som dos caras.






Downloadeie (Formato rmvb)

Fabricando Tom Zé

Tom Zé ainda é uma incógnita para mim e acredito que é para muita gente. No intuito de contribuir para a ampliação das possibilidades de seu desvendamento, coloco o link deste filme a seu respeito.






Downloadeie parte 1
Downloadeie parte 2

Formato AVI