segunda-feira, 28 de julho de 2008

Coleção "Primeiros Passos"

Ontem, eu fiquei impressionado com uma coisa que vi no Faustão. A impressionalidade da coisa teve várias fontes: 1° porque fiquei impressionado por uma coisa que vi no Faustão, logo no Faustão; 2° porque fiquei impressionado com um garoto de 3 anos que sabe ler, cujas primeiras palavras lidas foram de uma conta de banco do avô aos 10 meses de idade! Tem criança que nem andar sabe com essa idade; 3° porque há uma estimativa de que, no Brasil, existam aproximadamente 13000 crianças com essa característica, ou seja, nem é tão raro assim.

Se no álbum de família é mais comum encontrarmos a história fotográfica das crianças com os seguintes capítulos "Primeiro Dente, Primeiro Engatinhar, Primeira Frase, Primeiro Passo, Primeiras Letras", para essa criança, o primeiro capítulo da vida será "Como li aos 10 meses de idade a correspondência do meu avô"!. Legal, não?

Imbuído de tamanho sentimento de surpresa foi que decidi facilitar aos incautos e fugazes possíveis leitores deste humilde blog o caminho para, como largamos na frente, não deixarmos que, pelo meos, este guri nos alcance. Temos alguns anos na frente dele. Keep walking! Fast!

Segue abaixo alguns volumes da famosa coleção "Primeiros Passos" da editora Brasiliense. À medida que for encontrado outros, vou adicionando à lista do blog.

O que é Ideologia? - Marilena Chauí

O que é Imaginário? - François Laplatine

O que é Loucura? - João A. Frayze Pereira

O que é Metafísica? - Heidegger

O que é Religião? - Rubem Alves

O que é Semiótica? - Lúcia Santaella

O que é Filosofia? - Caio Prado Jr.

O que é Sociologia? - Carlos Benedito Martins

O que é Cinema? - Jean Claude Bernadet

O que é Dialética? - Leandro Konder

O que é Ética? - Álvaro L. M. Valls

2 comentários:

Anônimo disse...

e o que é dialética?

Anônimo disse...

o que é etnologia ou algo do tipo, não tem?