quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estou lendo: "A Ideologia Alemã" de Marx e Engels

  • "A maneira pela qual os indivíduos manifestam a sua vida reflete muito exatamente o que são. O que eles são coincide, portanto, com sua produção, tanto com o que produzem quanto com a maneira pela qual o produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições de sua produção".
  • "(...) não se deve compreender estes três aspectos da atividade social [produção dos meios para satisfação das necessidades, ampliação dessas necessidades e reprodução sexual dos homens e família] como estágios diferentes, mas precisamente como três aspectos, simplesmente; ou, para empregar uma linguagem clara para os alemães, três ´momentos´, que coexistiram desde o início da história e desde os primeiros homens e que se afirmam ainda hoje na história".
  • "Esta fixação da atividade social, esta consolidação do nosso próprio produto numa potência objetiva que nos domina, fugindo ao nosso controle, contrariando nossas expectativas, reduzindo a zero os nossos cálculos, é um dos momentos capitais no desenvolvimento histórico, até nossos dias".

Nenhum comentário: