terça-feira, 8 de junho de 2010

G. Lukács - Os Princípios Ontológicos Fundamentais de Marx (Para uma Ontologia do Ser Social)

Sabe-se que a obra de Lukács "Ontologia do Ser Social" é ainda uma ilustre desconhecida nos meios acadêmicos e políticos, especialmente naqueles que se reivindicam fiéis à tradição marxista.

Várias são os condicionamentos para tanto: desde o período histórico em que vivemos - marcado por um intenso caráter contra-revolucionário - até a tentativa de desqualificação da obra por parte de ex-discípulos de Lukács, que divulgaram sobre ela a acusação de que tratava-se de uma metafísica estalinista, antes mesmo de a obra ser publicada. Enfim, esta obra de Lukács está ainda por ser sistematicamente descoberta, embora já haja no Brasil um importante movimento de debate em torno desta temática (alguns pensadores brasileiros conhecidos vinculados a esta tradição são Leandro Konder, José Chasin, José Paulo Netto, Carlos Nelson Coutinho, Sergio Lessa, Ester Vaisman, Gilmaisa Costa, Ivo Tonet, Cristina Paniago, etc.)

Vive-se, no entanto, um reavivamento do interesse a respeito da obra de Marx. Seja pela falácia do pensamento único neoliberal, seja pela crise da sociedade de mercado, seja pela necessidade de intervenção consciente da humanidade para que seja solucionada a crise social imperante, a obra do pensador alemão passa a ser revisitada e com um aspecto importante, anteriormente ausente: o fim da URSS - apesar de tudo - contribuiu para que a investigação teórica a respeito das situações sociais concretas em cada lugar do mundo não esteja logo à partida subordinada a interesses políticos pré-determinados, como frequentemente aconteceu durante a vigência da II e (principalmente) da III Internacinais.

Uma das perspectivas que ganham visibilidade e radicalidade teórica neste caminho é aquela que interpreta a obra de Marx a partir de uma abordagem ontológica. Um dos caminhos importantes deste reavivamento da obra do comunista alemão é aquela iniciada, portanto, por Lukács. E é com o objetivo de contribuir para a divulgação da obra deste pensador que eu disponibilizo o link para download de um dos capítulos da "Ontologia do Ser Social". Espero que seja muito bem aproveitado, uma vez que é cada vez mais difícil encontrar um exemplar deste livro - que tem a tradução do Carlos Nelson Coutinho - para comprar, mesmo em sebos.

Façam bom proveito!

Downloadeie este livro.

2 comentários:

Jana disse...

Olá.
O arquivo para download não está disponível...
onde posso encontrá-lo?
grata.

Alifanfarrão disse...

Corrigido, Jana.