terça-feira, 1 de março de 2011

Lenine

Há combinações que são explosivas. Pensemos, por exemplo, no nitrogênio com a glicerina. No entanto, há combinações que poderiam ser explosivas e não são. Pensemos, por exemplo, no hidrogênio e no oxigênio, que tomados isoladamente são gases altamente inflamáveis, mas quando combinados na medida certa formam água, que tem como uma de suas utilidades a neutralização das conseqüências de uma explosão - o fogo. Dizia Marx que a função da ciência não é simplesmente descobrir cada elemento da realidade isoladamente e descrevê-lo da maneira mais completa possível; feita esta incursão, seria necessário trilhar o caminho que vai do particular ao geral procurando justamente as relações que estes elementos estabelecem entre si na totalidade da qual eles são constituintes. Mas isso é coisa de comunista e, como julga o vulgo liberal, os comunistas são comedores de criancinhas - no sentido literal ou antropofágico e não no sentido clerical ou pedófilo. Suas palavras não seriam, portanto, dignas de consideração.

Mas não era nada disso que eu queria falar. O tema da combinação só surgiu como interessante para uma introdução dos discos abaixo do Lenine. Quem passou pelos bancos escolares e assistiu às aulas de História Moderna há de lembrar que em 1917 os russos fizeram acontecer! A Revolução Russa mudou o panorama mundial e foi um fato histórico compulsório que determinou as escolhas políticas de pelo menos duas gerações de indivíduos. No mundo todo. Há de se lembrar também que o Vladimir foi um dos principais dirigentes dessa revolução e que seu sobrenome foi traduzido para o português e o espanhol até pelo menos a década de 1970. Lênin virou Lenine e vários militantes de esquerda leram e foram influenciados teórica e politicamente por ele.

Mas não é do Vladimir que se trata aqui e sim do rebento da combinação conubitória (se é que existe esta palavra) de uma católica fervorosa com um velho comunista. Lenine - o músico - foi alcunhado em homenagem ao fervoroso comunista russo. A sua mãe exigiu a frequência semanal à missa até os 8 anos. Depois disso, a "catequese" ficava à cargo do velho Marx.

Tudo isso, no entanto, não importa. Fica aí só porque tive o trabalho de escrever até aqui. Tivesse desistido antes, ficariam apenas os links para download.

Nenhum comentário: